Ademilson Milani, presidente do Simaco PR (Sindicato das Empresas do Comércio de Materiais de Construção do Paraná) concedeu entrevista exclusiva à jornalista Alessandra Lemos Fernandes, na qual destacou a importância da atuação sindical para a regularização do trabalho nos feriados e as vantagens que o Simaco oferece às empresas do setor de material de construção, representando-as nas esferas municipal, estadual e federal.
Simaco PR em defesa dos interesses do comércio matcon
Confira, a seguir, a visão do presidente sobre as principais conquistas e desafios do sindicato para fortalecer o segmento e proteger os interesses empresariais.
1- Qual a importância em regularizar a abertura do comércio em feriados?
Sem a previsão em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) possibilitando o trabalho em feriados, corre-se o risco de se criar um passivo trabalhista para o empregador do setor comercial. Em razão disso, o Simaco e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Curitiba regulamentaram, na CCT 2024/2025, o trabalho em feriados em Curitiba e Região Metropolitana, cumprindo o disposto na Lei n.º 10.101/2000, em seu art. 6º - A, que autoriza via CCT o trabalho no comércio em geral, observada a legislação municipal , nos termos do artigo 30, inciso I, da Constituição Federal.
2 - Qual seria a dificuldade para as empresas do segmento de material de construção se não existisse o Simaco?
As empresas do setor de materiais de construção certamente não teriam representação efetiva e ficariam fragilizadas nas negociações coletivas, pois certamente o sindicato dos comerciários pressionariam os empregadores, de forma individual, a negociarem os reajustes salariais e demais condições de trabalho concernentes aos seus representados, no caso, os empregados de tais empresas.
É importante frisar, que as inúmeras reivindicações apresentadas pelos sindicatos de trabalhadores em sua maioria são complexas e exigem extrema cautela por parte dos empresários, que devem ser assessorados por profissionais experientes no ramo da negociação coletiva de trabalho.
3 - O Simaco atua em quais esferas?
O Simaco atua nas esferas municipal, estadual e federal. Por exemplo, no ano passado, num esforço em conjunto com os demais sindicatos ligados à Fecomércio PR, apoiamos o projeto da câmara municipal liderado pela vereadora Amália Tortato, em que se aprovou a flexibilização do horário de funcionamento do comércio em Curitiba.
Por outro lado, na esfera estadual atuamos de forma firme junto a ALEP, pois em abril de 2024 e constituímos a frente parlamentar estadual, com o objetivo de tratarmos de questões de interesses de nosso segmento. Afora isso, temos atuado em conjunto com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná e com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, em ações visando o fortalecimento do comércio.
Por fim, no âmbito federal e com apoio da CNC, participamos de reuniões da Câmara do Comércio de Materiais de Construção, com o objetivo de promover o fortalecimento da nossa atividade. Atuamos, também, no Congresso Nacional visando defender os interesses do setor comercial e, em especial, do segmento de materiais de construção.
4 - Do que a convenção coletiva de trabalho trata?
A CCT trata de questões envolvendo condições de trabalho de interesse do comércio em geral, sendo que as reivindicações anualmente apresentadas pelos sindicatos laborais são extremamente extensas (cerca de 120 cláusulas), o que demanda enorme trabalho por parte do nosso sindicato, que sempre atuou de forma a resguardar os interesses dos empresários do setor do comércio de materiais de construção.
Commentaires